quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

“Professor: artesão, poeta e semeador de idéias”

O mundo moderno e globalizado trouxe consigo a necessidade de profundas mudanças na área educacional, nas instituições escolares e, acima de tudo, no perfil do professor. A educação que imperava décadas atrás, onde bastava que o docente detivesse todo o saber, já não é mais suficiente e, por esse motivo, inegavelmente, são esperadas do profissional de hoje, inúmeras outras habilidades para uma atuação no mínimo, satisfatória.
Esse processo traz consigo homens e mulheres formados não só nos bancos acadêmicos, mas na sua prática diária, através do contato com o aluno, da troca de experiências valiosas com outros colegas de trabalho, das leituras e pesquisas imprescindíveis ao planejamento de suas aulas, da sua formação continuada. Traz, ainda, docentes que, obrigatoriamente, precisam aprender a aprender todos os dias, visitar museus, assistir a apresentações musicais, peças de teatro e filmes no cinema, conhecer parques, saborear pratos exóticos.
Não se pode admitir mais que um professor esteja preso entre as quatro paredes de sua sala de aula, diante de mais de quarenta pequenos adultos, que tem informações na ponta da língua, vistas nos jornais virtuais diários ou na televisão que silencia as famílias. Não se pode conceber que educadores no século XXI transmitam informações àqueles que já as têm. É preciso formar profissionais muito mais hábeis do que se formava anteriormente. Faz-se necessário um repensar constante da formação oferecida pelas universidades do país e da formação continuada em serviço, para que surja um novo profissional.
Este novo educador faz parte de um universo de informação rápida e precisa. Assim, se vê obrigado a estar conectado com o cotidiano, inovando diariamente suas práticas de processamento mental de dados. E mais: buscando novas estratégias metodológicas que encantem o aluno na escola. O professor é um artesão, poeta e semeador de idéias. Como o artesão que transforma o bruto no delicado, evidenciando formas e arestas, assim o professor o faz, transformando a informação em conhecimento e possibilitando ao seu aluno a arte inigualável da construção do saber.
Como o poeta que torna as palavras soltas em versos sublimes, as frases frias em sonetos penetrantes, assim faz o professor com seus pupilos, tornando-lhes os conhecimentos significativos, as informações contextualizadas e a escola, parte de suas vidas. Como o semeador que lança as sementes na terra, esperando ansioso pelo crescimento daquelas vidas, através dos cuidados sutis de suas mãos, assim o professor também o faz, semeando idéias e camparando seus alunos, oferecendo-lhes um gentil cuidado através das práticas e metodologias inovadoras, buscando garantir o crescimento saudável, que se traduz em uma formação eficaz.
O professor do século XXI é, portanto, um profissional multifacetado que se apresenta na transparência de inúmeras habilidades e competências urgentes, capaz de, artisticamente, esculpir talentos, escrever novos futuros e semear cidadãos justos para a construção de um mundo melhor.
Artigo da Profª ANDREA LAURENTI é Diretora Pedagógica da INTERATIVA; pós-graduada em Psicopedagogia, graduada em Letras, Pedagogia e Gestão Escolar. É colaboradadora da Revista EDUCATIVA e escreve para outros jornais e revistas do país